Encontro de Superfícies Mínimas
e de Curvatura Média Constante

 

Coordenador: Rodrigo Ristow Montes
Período: 14 a 16 de setembro de 2011.
Local: Anfiteatro - B

 

14/09

Recepção dos convidados no hotel.

 

15/09

9:30 – 10:30 The Laplacian on homogeneous spaces
Liangzhong Hu (UFPR)
10:45 - 11:45 Superficies de Rotação em um Espaco 3-Dimensional Conformemente Flat
Romildo Pina  (UFG)
14:00 - 15:00   Superficies Mínimas na Esfera S^5
Rodrigo Ristow Montes (UFPR)
15:15 - 16:15 Métodos geométricos para o estudo e integração das
equações diferenciais

Diego Catalano Ferraioli (UFBA)

 

16/09

9:30 – 10:30 Espaços de Laços e Fibrações
Eduardo Hoefel (UFPR)
10:45 - 11:45 Aplicações Geométricas Recentes da estimativa de Bieberbach
Frederico Xavier (University of Notre Dame)
14:00 - 15:00   Spacelike Surfaces in L^4 with Degenerate Gauss Map
Jose Antonio Vilhena ( UFPA)
15:15 - 16:15 Deformações conformes de métricas com curvatura escalar nula em variedades com bordo
Sergio Almaraz (UFF)

 

Resumos

APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS RECENTES DA ESTIMATIVA DE BIEBERBACH

Frederico Xavier
University of Notre Dame – IMPA

Resumo: Seja S a classe das funções holomorfas injetivas f definidas no disco unitário aberto do plano que satisfazem f(0)= 0, f '(0) = 1. Bieberbach provou que qualquer função f em S obedece a estimativa |f''(0)| ≤ 4 e conjecturou que   |f^(n) (0)| ≤ nn!, para todo n ≥ 2. A prova em 1984 por de Branges da conjectura de Bieberbach constitui um dos pontos altos da análise clássica do século passado. Nesta palestra, discutiremos três resultados recentes, de conteudo geométrico e topológico, que são baseados na estimativa original de Bieberbach. As aplicacões estão relacionadas com a teoria da invertibilidade global e com a classificação dos mergulhos harmônicos conformes de C em R^3 .

 

SUPERFÍCIES DE ROTAÇÃO COM CURVATURA EXTRÍNSECA CONSTANTE EM UM ESPAÇO 3- DIMENSIONAL CONFORMEMENTE FLAT

Romildo Pina
Universidade Federal de Goias- UFG

Resumo: Neste trabalho relacionamos a curvatura extrínseca de superfícies com respeito a métrica Euclidiana e qualquer métrica que é conforme a métrica Euclidiana.  introduzimos um espaço 3- dimensional E, munido com uma métrica conformemente flat e obtemos uma família a um parâmetro de hiperbolóides de duas folhas que são completos com curvatura extrinseca zero em E. Além disso obtemos ainda uma família de superfícies completas com curvatura extrinseca constante negativa em E. Como uma aplicação provamos que existe superfícies completas com curvatura Gaussina K < 0, em E, em contraste com o Teorema de Efimov para o espaço Euclidiano e o Teorema de Schlenker's para o espaço Hiperbólico.

 


MÉTODOS GEOMÉTRICOS PARA O ESTUDO E INTEGRAÇÃO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Diego Catalano Ferraiolli
Universidade Federal da Bahia-UFBA

Resumo: Nesta palestra será apresentada uma introdução à geometria das  equações diferenciais, com o objetivo principal de fornecer uma idéia  das vantagens de uma abordagem geométrica. Em particular, será  discutido o problema da integração com métodos geométricos.

 

SPACELIKE SURFACES IN L^4 WITH DEGENERATE GAUSS MAP

Jose Antonio Vilhena
Universidade Federal do Para-UFPA

Resumo: In this paper we study and present a complete classification of spacelike surfaces with degenerate Gauss map in the Lorentz–Minkowski space L^4 .

 

SUPERFÍCIES MÍNIMAS NA ESFERA S^5

Rodrigo Ristow Montes
Universidade Federal do Parana-UFPR

Resumo: Construiremos exemplos de toros minimos na esfera de dimensao 5 a partir do ângulo de contato e ângulo de holomorfia pelo metodo do referencial móvel , mostraremos  resultados de classificação  destas superficies e algumas generalizações recentes.

 

DEFORMAÇÕES CONFORMES DE MÉTRICAS COM CURVATURA ESCALAR NULA EM VARIEDADES COM BORDO

Sergio Almaraz
Universidade Federal Fluminense-UFF

Resumo: Seja (M,g) uma variedade Riemanniana compacta com bordo. Nesta palestra discutiremos alguns resultados relativos ao conjunto de métricas Riemannianas conformes a g com curvatura escalar nula e tais que o bordo seja uma hipersuperfície com curvatura média constante..

 

THE LAPLACIAN ON HOMOGENEOUS SPACES

Liangzhong Hu
Universidade Federal do Parana-UFPR

Resumo: A solução do problema dos autovalores do Laplaciano no espaço homogêneoé obtida. O autoespaço do mínimo autovalor do Laplaciano é igual ao índice G-equivariante do operador de Dirac-Konstant no espaço homogêneo.

 

 

ESPAÇOS DE LAÇOS E FIBRAÇÕES

Eduardo Hoefel
Universidade Federal do Parana-UFPR

Resumo: Neste trabalho mostramos que qualquer par de espaços topológicos admitindo uma ação do operad do Queijo-Suiço é homotopicamente equivalente a um par formado por um espaço de laços relativo, isto é, um espaço de laaços sobre o espaço total de alguma fibração universal. O complexo de cadeias singulares num tal espaço tem uma estrutura natural de 'Open-Closed Homotopy Algebra', um tipo de álgebra homotópica relacionada às ações por derivação de álgebras de Lie em álgebas associativas.