Palestras do PPGM

 

Esta página é um registro histórico das palestras ministradas no no PPGM. Infelizmente apenas uma parte das palestras estão registradas aqui.




Próximos Eventos



25/06/2021 - Pinceladas da trajetória de uma Matemática

Palestrante: Professora Susana Scheimberg de Makler  (UFRJ)

Horário: 16h00min 

Inscrições: Os seminários são abertos a toda comunidade. Para participar inscreva-se, com pelo menos 3 horas de antecedência, através do formulário:  https://forms.gle/uA1ZfmgBUXnEQETLA

Resumo: Nesta palestra, percorremos a trajetória profissional permeada por experiências pessoais de uma Matemática que se sente realizada. 

 

Palestras 

 

2021



Data Palestrante Título
25/06 Professora Susana Scheimberg de Makler  (UFRJ) Pinceladas da trajetória de uma Matemática

Resumo: Nesta palestra, percorremos a trajetória profissional permeada por experiências pessoais de uma Matemática que se sente realizada. 
11/06 Professor Eduardo Outeiral Correa Hoefel  (DMAT-UFPR)
Exemplos de Hopf G-coálgebras

Resumo: Apresentaremos novos exemplos de Hopf G-coálgebras com vistas a buscar relações entre aquelas estruturas e funtores conhecidos das teorias de cohomologia. Em especial, buscaremos construir exemplos que envolvam a adjunção entre os funtores definidos pela Bar e CoBar construction.
21/05 Professor Mauro William Barbosa de Almeida (UNICAMP)
A antropologia de matemáticas indígenas


Resumo: O primeiro tratado de antropologia, de autoria de Tylor, contém um capítulo dedicado à diversidade de sistemas numéricos entre diversos povos, além de conjecturas sobre o ato de contar e ordenar. Numerosas pesquisas se seguiram a esse passo inicial, resultando em uma hoje extensa literatura sobre operações matemáticas entre povos sem escrita, e também postas em prática por vendedoras de coco em feiras da Bahia e donas-de-casa nos Estados Unidos que se confrontam com contagem, multiplicação e conversão entre sistemas de medida. A hipótese por trás dessas investigações  é que há “ideias matemáticas” concretizadas em práticas. Por exemplo, tecelãs
seguem instruções que têm o caráter de programas computacionais – ainda que não conheçam teorias computacionais.

Há dois problemas nessa área de pesquisa antropológica e Etnomatemática que gostaria de comentar:

Primeiro: é possível traduzir “matemática” de uma cultura para outra, sem distorcer os significados associados a essas culturas? Há um mesmo conceito de “contagem”, de “operação”, e, para ir mais longe, pode-se falar de “grupos” para analisar sistemas de relações de parentesco e padrões decorativos do palácio de Alhambra ou dos palácios egípcios de Luxor (conforme o matemático alemão Speiser em livro pioneiro sobre teoria de grupos na década de 1920)?

Segundo: há sociedades indígenas sem conceito de número? Ou ideias matemáticas são universalmente presentes na constituição humana (talvez codificadas neuronalmente)? O linguista e missionário Everett procurou refutar essa tese, apresentando o suposto caso de um povo indígena brasileiro que sequer teria o conceito de “número um”.

Tratando da primeira questão, usarei exemplos de dois domínios de atividade matemática de povos sem escrita: padrões geométricos em tecidos, e termos de parentesco.

Surpreendentemente, esses dois campos são intimamente conectados por estruturas matemáticas comuns.

Tratando da segunda questão, minha posição é que o povo indígena descrito por Everett possui de fato o conceito de contagem (no sentido de Cantor) e o conceito de número natural (no sentido de Peano), e que a tese de que os Pirahã não têm “conceito de número” se baseia na confusão entre número e numeral (palavras para números).
07/05 Professor Dirceu Bagio (UFSM) Álgebras de Hopf sobre corpos de característica 2


RESUMO: Seja k um corpo. O coradical H_0 de uma k-álgebra de Hopf H é a soma de todas as subcoálgebras simples de H. Dizemos que H é pontuada se H_0=k G, onde G é o grupo formado pelos elementos do tipo-grupo de H. O método mais promissor que dispomos para classificar álgebras de Hopf pontuadas denomina-se lifting method e foi desenvolvido por N. Andruskiewitsch e H.-J. Schneider na década de 90. 
            Na primeira parte desta palestra, explicaremos o lifting method e descreveremos os três passos fundamentais do programa de classificação de álgebras de Hopf pontuadas. Na segunda parte, usaremos este método para encontrar exemplos novos de álgebras de Hopf pontuadas sobre um corpo de característica 2.
09/04 Professora Iryna Kashuba (IME-USP) Representações de álgebras e superálgebras de Jordan

Resumo: Nesta palestra apresentamos resultados clássicos e recentes na teoria da representação de álgebras e superálgebras de Jordan.  Falaremos sobre resultados conjuntos com V. Serganova onde nossa principal ferramenta é a famosa construção de Kantor-Koecher-Tits que fornece uma ponte entre a teoria de Jordan e a teoria de Lie. Também explicaremos como a mesma abordagem pode ser usada para descrever representações indecomponíveis de superálgebras de Jordan simples.



2020

Data Palestrante Título
18/11 Professor Claudio José Struchiner
(FGV-UERJ)
Avaliação de Eficácia  Vacinal no Contexto da Covid-19

Resumo: Todos os dias lidamos com manchetes jornalísticas descrevendo a eficácia de diferentes vacinas para Covid. Nesta apresentação procurarei definir o conceito de eficácia vacinal e introduzir as dificuldades na interpretação desta medida. Procurarei também identificar aspectos ainda em aberto que possam ser explorados através de modelos quantitativos.
11/12 Professora Renata Wassermann (IME-USP) Por que precisamos de lógica na Inteligência Artificial?

Resumo: Neste seminário, irei apresentar um breve histórico do desenvolvimento da IA e do papel da lógica na representação de conhecimento.
Também apresentarei os motivos que me fazem acreditar que a lógica terá um papel importante no futuro da IA.
04/12 Professor Francisco de Melo Viríssimo (National Oceanography Centre, UK e INCLINE-USP) Modelagem Matemática e Computacional em Biogeoquímica Marinha


Resumo: A biogeoquímica marinha consiste no estudo da ocorrência, distribuição e ciclagem de elementos químicos no oceano. O seu recente desenvolvimento como área de pesquisa mostrou, entre outras coisas, que o ciclo do carbono atmosférico está diretamente ligado aos ciclos de nutrientes no oceano. O reconhecimento da importância da biogeoquímica marinha em um cenário de mudanças climáticas estimulou o desenvolvimento de modelos biogeoquímicos de escala global, os quais se tornaram um componentes cruciais dos chamados “Earth System Models” e que já contam com capítulos dedicados nos relatórios do IPCC. 
Nesse contexto, os modelos matemáticos são centrais: por um lado, ajudam em investigações preliminares, bem como no desenvolvimento de novas teorias e parametrizações que servem a modelos mais sofisticados. Por outro lado, modelos rigorosos e atualizados são necessários para se obter previsões minimamente acuradas, especialmente aquelas relacionadas ao ciclo do carbono e ao aquecimento global. 
Nesta palestra, introduziremos o tópico de ciclos biogeoquímicos no oceano e apresentaremos algumas das técnicas matemáticas e computacionais utilizadas por pesquisadores na área.
20/11 Professor Carlos Antonio Galeano Rios (University of Birmingham) Kinematic match (KM) ou equiparação cinemática: Um método para resolver impactos de corpos deformáveis

Resumo: Quando desejamos estudar o comportamento de um fluido contido numa piscina, nos encontramos diante do que se conhece como um problema de fronteira livre, i.e. um problema no qual a região em que precisamos resolver as equações é em princípio desconhecida e, por tanto, achá-la é parte do problema. Se desejamos estudar o comportamento desse fluido quando a superfície é impactada por um objeto sólido, teremos restrições adicionais para a movimentação da superfície, devidas à presença do corpo que a impacta. Além disso, teremos que determinar qual é a parte da superfície do sólido que se encontra em contato com o fluido. Este é um segundo problema de fronteira livre (determinar a região na qual as equações devem incluir termos devidos ao contato) dentro da primeira fronteira livre (a superfície do fluido). Nesta palestra, apresentaremos um método que nos permite estimar o comportamento do sólido impactante e da superfície deformável impactada, impondo apenas as restrições geométricas e dinâmicas naturais. Veremos exemplos do uso bem sucedido deste método e consideraremos outras aplicações possíveis para ele.
13/11 Professora Dra.  Carolina Araújo do IMPA Um passeio pela Geometria Algébrica

Resumo: A Geometria Algébrica é uma das áreas mais antigas e ativas da matemática, vivendo na confluência da geometria e da álgebra. Nesta palestra, farei uma breve introdução a esta área da pesquisa, destacarei importantes desenvolvimentos recentes e discutirei alguns dos principais desafios que norteiam o desenvolvimento da Geometria Algébrica contemporânea.
30/10 Professora Dra. Gisele Teixeira Paula do DMAT-UFES Formas quadráticas e Geometria Hiperbólica

Resumo: Nesta palestra, falarei sobre relações que aparecem no estudo de redução de formas quadráticas e geometria de grupos, com exemplos de como pode ser interessante a tradução entre resultados dessas duas áreas. Na primeira parte, darei um exemplo de como enxergar geometricamente a redução própria de formas binárias via ação de SL(2, Z) no plano hiperbólico H^2. Na segunda parte, falarei de um trabalho recente em parceria com Cayo Dória, sobre a ação de grupos de Bianchi no espaço hiperbólico H^3 e como nosso resultado pode ser utilizado na redução de formas hermitianas. Por fim, falarei de um resultado de P. Sarnak sobre a relação entre o número de classes de equivalência de formas hermitianas e o comprimento de geodésicas fechadas em variedades que são quocientes de H^3 pela ação de um grupo de isometrias associado a essas formas.
23/10
Professora Dra. Leda Maria Rabelo do DCM-UFPR Lições que o Atendimento ao Paciente Covid nos Trouxe - Visão do Médico Pneumologista
16/10 Dra. Elizabeth González Patiño, Coordenadora de Desenvolvimento Clínico do Centro de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan O papel da Estatística nos Ensaios Clínicos


RESUMO: A estatística, como disciplina das ciências exatas,  é uma ferramenta chave para a pesquisa aplicada em todas as áreas do conhecimento. Para a pesquisa clínica, a estatística torna-se fundamental e no caso dos ensaios clínicos faz parte de todo o processo científico de pesquisa. Neste seminário conversaremos sobre como a estatística está envolvida nas atividades científicas dos estudos do Centro de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.
09/10 Prof. Dr. Adonai Schlup Sant'Anna (DMAT-UFPR) O Princípio de Partição e o Axioma da Escolha: um problema de um século

RESUMO:  uma teoria geral de funções é usada para criar um modelo da teoria de conjuntos de Zermelo-Fraenkel onde vale o Princípio de Partição mas não o Axioma da Escolha. Se essa proposta estiver certa, teremos a solução definitiva de um problema em aberto há 116 anos. 
25/09 Celso Jose Costa Junior (Departamento de Economia (UEPG) (Non) true inflation targets and (in) effectiveness of monetary policy


RESUMO:  This paper analyzes whether the new classical proposition of monetary policy ineffectiveness is sustained on two different assumptions of bounded rationality: with complete memory; and with bounded memory. To do so, a canonical new keynesian model with central bank communication is used. The hypothesis is that the monetary authority, which can be committed or strategic, after observing its private signal, sends a message about the inflation target, and subsequently, the private sector infers on the "type" of that agent and defines its expectation on the inflation rate. So, given the expectations of the private sector, the central bank establishes a monetary policy action that will determine the inflation rate and the output. The results show that the values of the output gap and of the inflation rate in the assumption with bounded rationality and complete memory tend to the values of rational expectations, that is, for the ineffectiveness of monetary policy. On the other hand, in the assumption of bounded rationality and bounded memory, monetary policy becomes effective because the private agent is not able to identify the strategic type of the central bank.
11/09 Professores da linha de pesquisa de Geometria Linha de Pesquisa: Geometria
14/08 Professores da linha de pesquisa de Otimização Linha de Pesquisa:Otimização
07/08 Leonardo Silva de Lima, DAGA, UFPR Explorando as Conexões entre a Álgebra Linear e a Teoria dos Grafos

Resumo:  Diversas propriedades estruturais de um grafo e o autoespaço de matrizes associadas a estes grafos fazem uma interessante conexão entre duas áreas aparentemente não relacionadas, a Álgebra Linear e a Teoria dos Grafos. Nesta palestra, exploraremos algumas dessas conexões e suas aplicações a problemas da área de otimização.
24/07 Professores da linha de pesquisa de Equações Diferenciais Linha de Pesquisa: Equações Diferenciais com Aplicações
17/07 Professores da linha de pesquisa de Equações Diferenciais Linha de Pesquisa: Equações Diferenciais
03/07 Professores da linha de pesquisa de Análise Numérica Linha de Pesquisa: Análise Numérica
05/06 Paulo José da Silva e Silva, Unicamp Dançando com robôs: planejamento automático de mitigação intermitente para Covid-19
29/05 Marcos Sfair Sunye Overview das pesquisas multidisciplinares do Setor de Exatas em época de pandemia
13/03 José Carlos Cifuentes A “arte matemática” de Escher e a matemática “moderna” dos séculos XIX e XX.





2019

Data Palestrante Título
22/11 Adonai Schlup Sant'Anna, UFPR Follow the Flow: sets, relations, and categories as special cases of functions with no domain
25/10 Roberto Ribeiro, UFPR Vamos falar sobre pressão e seus efeitos?
18/10 José Carlos Cifuentes, UFPR A Aritmética por trás da Aritmética: os 'números primos' revisitados e a teoria dos aritmos
27/09 Alexandre Kirilov, UFPR Ultrarregularidade e aproximações diofantinas
13/09 Alice Marlene Grimm, DFIS-UFPR Mathematics applied to Meteorology: the example of the Influence Functions
06/09 Tiago Amorim, ICMC - USP A Grassmanniana Lagrangiana e o Índice de Maslov
16/08 Giovani Vasconcelos, DFIS-UFPR New frontiers in applied complex analysis: solving problems in multiply connected domains
31/05 Abel Soares Siqueira, UFPR Otimização não-linear na linguagem Julia usando JuliaSmoothOptimizers
17/05 Edson Ribeiro Álvares, UFPR Teoria de Representações de Álgebras de Artin
03/05 Bruno de Lessa Victor, PPGMA-UFPR Hipoeliticidade de Operadores Diferenciais Parciais Lineares
26/04 Ailin Ruiz de Zarate, UFPR Turbulence spectral tensor modelling
05/04 José Carlos Cifuentes, UFPR Aplicações da teoria de reticulados I: a álgebra comutativa fuzzy e a decomposição primária de valorizações
22/03 Elizabeth Wegner Karas, UFPR Multiobjective programming problems

2018

Data Palestrante Título
23/11 Hudson Lima Poisson Geometry: origins and related fields
09/11 Jurandir Ceccon, UFPR Optimal inequalities and the Brezis-Nirenberg problem
30/10 Vyjayanthi Chari, Univ. of California, Riverside Quantum Affine Algebras
26/10 Maria Eugenia Martins, UFPR On exceptional Jordan superalgebras
19/10 Fernando de Ávila, UFPR On the regularity of PDE's problems: connections with geometry, number theory, and Homer Simpsom
28/09 Diego Zontini, IFPR Generalized Hill Cipher
21/09 Carlos Eduardo Durán, UFPR Computing metric invariants
31/08 Elias Gudiño, UFPR How mathematical modeling is changing the world
17/08 Geovani Grapiglia, UFPR
Optimization, Facebook and Donald Trump

2017


2016


  • 20/06/2016, 11h00, Anf. A
Título: Algoritmo de clusterização baseado na estimativa de densidade kernel

Palestrante: Solange Regina dos Santos - UNESPAR

Resumo:

Nessa palestra será apresentado um novo algoritmo aplicado na clusterização de um conjunto de dados baseado na estimativa de densidade kernel. Tal algoritmo consiste em, a cada iteração determinar um novo cluster por meio da minimização da função kernel gaussiana. Embora na abordagem proposta tenha sido utilizada a função kernel gaussiana, qualquer função kernel suave pode ser empregada. Esse algoritmo destaca-se pela simplicidade na implementação, ser bem definido e convergir em um número finito de passos, independentemente do ponto inicial. Além disso, tem a vantagem de não requerer o número de cluster a priori. Experimentos numéricos realizados com o software Matlab indicam que o algoritmo é competitivo e rápido quando comparado a outros algoritmos de clusterização sugeridos na literatura.



  • 20/05/2016, 14h00, Anf. B
Título: Uma visão da geometria moderna

Palestrante: Llohann Dallagnol Sperança - UFPR

Resumo:

O intuito dessa palestra é oferecer uma introdução elementar de algumas das ideias que movem a área de geometria. Essencialmente, falaremos da hierarquia entre as estruturas estudadas nessa área e, em seguida, nos especializaremos nas conexões entre duas delas.


  • 15/04/2016, 14h00, Anf. B
Título: Curved Yang-Mills-Higgs Theories: Physics and Geometry

Palestrante: Thomas Strobl (Université de Lyon)

Abstract:

We recall in an elementary way the basic elements of the conventional Yang-Mills-Higgs theories. We pinpoint to the place, where curvature will be turned on so as to arrive at a generalization of such theories. We survey some of the geometrical elements relating to Lie algebroids in this context as well as to the new bundle structures, time permitting. We also conjecture about possible applications of this new theory to physics and mathematical physics.





  • 08/04/2016, 14h30, Anf. B
Título: Sobre a Cohomologia de De Rham

Palestrante: Carlos Jose Matheus (UEPG)


  • 01/04/2016, 13h30, Anf. B
Título: Equilíbrio de Nash e Pareto para um modelo de Solidificação

Palestrante: Marko Antonio Rojas Medar (Universidad de Tarapacá - Chile)


  • 11/03/2016, 14h00, Anf. B
Título: Modelagem de ondas internas

Palestrante: Ailin Ruiz de Zarate Fabregas (UFPR)


Resumo: Nesta palestra abordamos a obtenção de modelos baseados em Equações Diferenciais Parciais para descrever o comportamento da interface entre dois fluidos. O ponto de partida são as Equações de Euler para duas dimensões espaciais. A principal técnica na redução é a expansão assintótica que permite obter modelos unidimensionais ao longo da interface.



  • 18/02/2016, 15h00, Anf. A
Título: Livsic type theorem for diffeomorphism cocycles

Palestrante: Xiao-Chuan Liu


Resumo:

In this work, we show that, with appropriate topoloty, the periodic orbit obstruction vanishing condition still implies the existence of solution of the cohomological equation for this general cocycles. This result is a generalization of classical Livsic theorem in the 70's. The key idea turns out to be approximation of Lyapunov exponents of the system using exponents along orbit segments, based on some kind of pseudo-orbit shadowing technique.  

In collaboration: Artur Avila and Alejandro Kocsard, and is part of my Ph.D. Thesis.




  • 18/02/2016, 14h00, Anf. A
Título: Calibration of Local Volatilit y Surface: an EnKF Approach

Palestrante: Xu Yang - IMPA


Resumo: We propose an ensemble Kalman filter approach for reconstructing local volatility surface. We start with a brief overview of the importance of calibration methods in mathematical finance in general and risk management in particular. After that we shall focus on the problem of recovering the local volatility from observed market prices. Here we shall compare competing approaches to handle such problem, including Tikhonov regularization and state space methods. In collaboration: Vinicius Albani (Computational Science Center, University of Vienna, Austria), Uri M. Ascher (Department of Computer Science,  University of British Columbia, Canada), Jorge P. Zubelli (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada,  Rio de Janeiro, Brasil)











2015



  • 11/12/2015, 14h00, Anf. A
Título: Calibration of Nonlinear PDEs with Reduced Order Models

Palestrante: Ekkehard Sachs, Universität Trier, Alemanha


Resumo: Optimization algorithms are an essential part in the design of realistic models using partial differential equations or stochastic processes. In this talk we take a closer look at an application from mathematical finance, in particular the pricing of derivatives.

We show how these can be modeled with stochastic and partial differential equations starting with the original model by Black and Scholes. More complex models require the adjustment of certain parameters in the model where optimization comes into play.

We show in the talk various issues that are important such as the discretization which plays an important role. Furthermore, the computation of gradients contains interesting aspects to be considered. Especially, we highlight the use of reduced order models in order to reduce the computation time.

This turns out to be very effective for methods like proper orthogonal decomposition. However, we also show the limits of these methods and how optimization can help to alleviate some of these problematic issues. Numerical results illustrate these findings.


  • 08/12/2015, 10h00, Anf. B
Título:"Teoria de Jogos Evolucionários em Grafos"

Palestrante: Jean Carlo Moraes - UFRGS

Resumo: Clique aqui para conferir o resumo




  • 04/12/2015, 14h00, Anf. A

    "Algoritmo Híbrido Extragradiente Proximal Não-Euclidiano Acelerado para Ponto-de-Sela"
Palestrante:  Oliver Kolossoski - Doutorando PPGM
Resumo: Neste seminário introduzimos um algoritmo acelerado para resolver problemas de ponto-de-sela com uma propriedade de monotonicidade. O algoritmo é uma instância especial de um algoritmo do tipo híbrido extragradiente proximal (HPE) similar ao introduzido por Solodov e Svaiter  com a diferença de que é baseado em uma distância de Bregman geral ao invés da Euclidiana. Os subproblemas do algoritmo HPE são aqui resolvidos por meio de um método acelerado.



  • 27/11/2015, 14h00, Anf. A

    "Um estudos das Álgebras de Representação Hereditária e dos Ext-Projetivos em t-estruturas"
Palestrante:  Clézio Aparecido Braga - UNIOESTE




  • 20/11/2015, 15h00, Anf. A

    "O Fenômeno de Hurst em Turbulência Atmosférica: memória de longo prazo, e a (in)existência de escalas integrais"
Palestrante:  Nelson Luís Dias - UFPR
Resumo: O Fenômeno de Hurst, caracterizado por dependência de longo tempo em séries temporais, e primeiramente identificado em séries geofísicas de vazão, nível d'água, precipitação e temperatura, é identificado em numerosos blocos de medições micrometeorológicas de turbulência realizadas em 3 sítios micrometeorológicos distintos.  O fenômeno é mais intenso para variáveis de ordem 1 (flutuações de velocidade longitudinal, velocidade vertical e temperatura), mas também afeta variáveis de ordem 2 (covariâncias entre as componentes longitudinal e vertical, e entre a velocidade vertical e a temperatura).  Tanto a variável original proposta por Hurst, denominada "alcance renormalizado" ("rescaled range") quanto uma nova variável recentemente associada ao erro aleatório da média do bloco exibem o fenômeno de Hurst, embora com coeficientes de Hurst ligeiramente diferentes.  O fenômeno de Hurst é equivalente nos casos analisados à inexistência da escala integral da turbulência, e leva a estimativas majoradas de erro de medição da média do bloco em comparação com as estimativas de erro baseadas na existência da escala integral.

  • 13/11/2015, 13h30, Anf. A

    "Spectral Deferred Correction Methods for the Phase-Field Models"
          Palestrante: Xinlong Feng (Xinjiang Univeristy)
Resumo: A high-order and energy stable scheme is presented to simulate the phase-field problems by combining the semi-implicit spectral deferred correction(SDC) method and energy stable convex splitting technique. The convex splitting scheme is a linear unconditionally stable method but is only of first-order accuracy, so the SDC method can be used to iteratively improve the rate of convergence. However, it is found that the accuracy improvement may affect the overall energy stability
  • 06/11/2015, 14h00, Anf. A
"Simetria em Variedades"
Prof. Francisco J. Gozzi  - USP
Resumo: O estudo de simetrias continuas em variedades riemannianas é uma área de encontro entre a geometria diferencial e a teoria de Lie. Neste seminário iremos apresentar os teoremas fundamentais, fazendo ênfase na estratificação natural da variedade e o espaço de órbitas, e o problema de reconstrução equivariante. Finalmente introduziremos o caso de ações polares.


  • 23/10/2015, 13h30, Anf. A
"O quiver com relações de uma álgebra e o índice de nilpotência do radical da sua categoria de módulos."
Victoria Guazzelli (Universidad Nacional de Mar del Plata - Argentina)



  • 09/10/2015, 13h30, Anf. A
"Teoria de Morse, nós e problemas de gravitação."
Prof. Julian Haddad - UFMG

  • 21/09/2015, 14h00, Anf. A
"Some Differential Geometry and General Relativity"
Prof. Waldyr Alves Rodrigues Junior (UNICAMP)
  • 18/09/2015, 15h00, Anf. A
"Graded q-differential Algebra Approach to Generalization of
Connection in Noncommutative Geometry."
Prof. Olga Liivapuu - Estonian University of Life Sciences


  • 18/09/2015, 14h00, Anf. A
"Graded q-Differential Algebra, Semi-Commutative Galois
Extension and Ternary Algebras."
Prof. Viktor Abramov - University of Tartu, Estonia

  • 28/08/2015, 14h00, Anf. A
"Otimização em cones e programação semidefinida"
Prof. Hugo Lara - Professor Visitante no Depto. de Matemática.


  • 14/08/2015, 14h00, Anf. A
"A limitação cilíndrica"
Prof. Carlos Jose Matheus - UEPG

Resumo: Clique aqui para conferir o resumo


  • 17/07/2015, 14h00, Anf. B
"Oscilador harmônico simples não é tão simples, ou: lema de Poincaré e folheações no plano"
Prof.  Romero Solha - UFMG

Resumo:  Usando cálculo com duas variáveis, pretendo discutir sobre a existência de soluções de uma equação diferencial relacionada à osciladores harmônicos simples e a uma partição do plano em círculos concêntricos. Soluções desta equação podem ser interpretadas como um problema de topologia diferencial com aplicações em teoria de representações de grupo, mas prometo manter os pés fixados em cálculo com duas variáveis, vou apenas fazer publicidade destes tópicos "avançados".



  • 10/07/2015, 14h00, Anf. B
"Lie algebroid: examples and clasification type issues"
Prof. Camilo Rengifo Gutierrez - Univ. de los Andes, Bogotá

Resumo:  The aim of this talk is to give an introduction on Lie algebroids through some examples. Using Lie algebroids we can define the notion of connections that allo us to show how could be classify transitive Lie algebroids.



  • 03/07/2015, 14h00, Anf. A
"MONOTONE OPERATORS: CONVEX REPRESENTATIONS AND DUALITY"
Prof. Juan Enrique Martinez Legaz - Universitat Autònoma de Barcelona

Resumo: Clique aqui para conferir o resumo


  • 22/05/2015, 15h30, Anf. A
"The Complexity of Primal-Dual Fixed Point Methods for Ridge Regression"
 Prof. Dr. Ademir Alves Ribeiro, UFPR

Resumo:We study the ridge regression (L2 regularized least squares) problem and its dual, which is also a ridge regression problem. We observe that the optimality conditions can be formulated in several different but equivalent ways, in the form of a linear system involving a structured matrix depending on a single “stepsize” parameter which we introduce for regularization purposes. This leads to the idea of studying and comparing, in theory and practice, the performance of the fixed point method applied to these reformulations.
 
We compute the optimal stepsize parameters and uncover interesting connections between the complexity bounds of the variants of the fixed point scheme we consider. These connections follow from a close link between the spectral properties of the associated matrices. For instance, some reformulations involve purely imaginary eigenvalues; some involve real eigenvalues and others have all eigenvalues on the complex circle.
 
We show that the deterministic Quartz method---which is a special case of the randomized dual coordinate ascent method with arbitrary sampling recently developed by Qu, Richtarik and Zhang---can be cast in our framework, and achieves the best rate in theory and in numerical experiments among the fixed point methods we study.
 
This is joint work with Peter Richtarik (Edinburgh). 
 

  • 24/04/2015, 14h00, Anf. A
"Desigualdade de entropia em variedades riemannianas compactas sem bordo"
 Palestrante: Prof. Jurandir Ceccon - PPGM

Clique aqui para conferir o resumo

  • 17/04/2015, 14h00, Anf. A
"Finite difference methods for the reaction-wave-diffusion equation with distributed order in time"
 Profa. Dra. Magda Stela Rebelo (Departamento de Mátemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Clique aqui para conferir o resumo

  • 13/03/2015, 14h00, Anf. A
"Metodologia de Matematica - Ler livros e artigos"
 Prof. Dr. Yuan Jin Yun, UFPR

Resumo: Técnicas de ler livros para estudo, e de ler artigos para a pesquisa com alguns exemplos. O mais importante é localizar os pontos chaves, e onde aplicas as condições para treinar os pensamentos matemáticos.

  • 06/03/2015, 14h00, Anf. A
"Some Research Methods in Apllied and Computational Mathematics"
  Prof. Dr. Yuan Jin Yun, UFPR



  • 06/02/2015, 15h30, Anf. B
"UMA BREVE INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DE FINSLER"
  Prof. Dr. Henrique de Barros Correia Vitório, UFPE

Resumo:
Neste colóquio, serão introduzidos conceitos básicos em geometria de Finsler, com especial ênfase às métricas que surgem no problema de navegação de Zermelo. Estas métricas surgem também, de maneira um tanto inusitada, ao se estudar geodésicas luminosas ("raios de luz") em certos espaço-tempos. Exploraremos esta última relação após uma rápida introdução à geometria Lorentziana.


  • 29/01/2015, 10h00, PC01
"Condições de otimalidade forte e fraca para problemas multiobjetivos"
 Profa. Dra. Violeta Nydia Vivanco Orellana, Universidad Católica de La Santísima Concepción

Resumo:
Estabelecemos condições de otimalidade para soluções de tipo Pareto e Pareto fraca para problemas multiobjetivos cujas funções objetivo e de restrições estão definidas em espaços de Banach. As condições necessárias de otimalidade são obtidas a partir do formalismo de Dubovitski-Milyutin e as suficientes, através de funções convexas generalizadas.

  • 23/01/2015, 10h00, Sala de Reuniões
"Stationary phase analysis of the interferometric interpolation applied to dipping reflectors"
Prof. Dr. Ricardo Caetano Azevedo Biloti, IMECC - UNICAMP

Resumo:
 "Seismic Interferometry is a relative new branch of Seismic and Seismology. One of the most promising uses of this technique is the ability to yield virtual sources at locations where the wavefield had been recorded only. In this work, we investigate the limits of this technique to interpolated traces that were not physically registered due to obstructions over the acquisition line, like platforms or other facilities. To access such limits we employ the Stationary Phase method. As a result we are able to predict which traces can actually be successfully interpolated, as a function of the dip of the reflector. As an application, we address the problem of trace interpolation when obstructions prevents a conventional acquisition."






2014


  • 28/11/2014, 14h00, Anfiteatro B
"Como a distribuição dos autovalores da matriz Hessiana de uma função quadrática interfere no desempenho do método do gradiente."
Profa. Dra. Mael Sachine, PPGM - UFPR

  • 21/11/2014, 14h30, Anfiteatro B
"Novas soluções analíticas para a equação diferencial não-linear de Boussinesq para águas subterrâneas."
Tomás Luís Guimarães Chor (Climatempo Assessoria e Consultoria Meteorológica Ltda)

Resumo: Neste trabalho estudamos a equação diferencial não linear de Boussinesq para águas subterrâneas. Depois de feita uma breve revisão sobre a equação, passamos à resolução da mesma para condições de contorno constantes para um domínio semi-infinito. Três soluções diferentes são obtidas com métodos em série e cada uma delas é analisada separadamente de acordo com as suas contribuições para o entendimento do fenômeno. As equações diferenciais principais são analisadas no plano complexo, onde as suas singularidades são estudadas a fim de melhorar o entendimento da solução na reta real. Apresenta-se por fim uma maneira analítica de transformar o problema de valor de contorno em um PVI.


  • 21/11/2014, 13h30, Anfiteatro B
"Derivada Schwarziana e linearização de webs planos."
Prof. Dr. Sergey Agafanov (UNESP)

Resumo: Um web plano é formado por 3 folheações (partições por curvas). Um web se chama linearizável se um difeomorfismo aplica as folheações em tres familias de retas. Usando o problema classica de linearização de 3-webs como motivação, introduzimos invariantes projetivas diferenciais, a saber, derivada Schwarziana multi-dimensional.


  • 19/11/2014, 11h15, Anfiteatro B
"Approach unificado para os métodos de multiplicadores e de pontos proximais"
 Dr. Rômulo Alberto Castillo Cardenas, Pós-Doc PPGM - UFPR



  • 14/11/2014, 14h00, Anfiteatro B
"Como as máquinas "conversam" entre si."
Prof. Dr. Wilson Alcantara Soares, Departamento de Física - UFPR

Resumo: Neste seminário pretende-se apresentar um resumo das primeiras máquinas que foram utilizadas nas comunicações, utilizando princípios elétricos. Os primeiros mecanismos foram os telégrafos, os quais faziam uso do Código Morse. Posteriormente, com o uso do sistema numérico binário e com o desenvolvimento de sistemas eletrônicos de comunicação mais evoluídos, foram criados sistemas binários mais abrangentes e eficientes, como por exemplo o Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange).
  Em conjunto com os códigos similares ao ASCII, a foram desenvolvidos sistemas de modulação, de protocolos de comunicação, etc. Com isso foi possível gerar e transmitir as informações digitais tais como, dados, imagens, sons, etc.
  Os mecanismos de comunicação entre as "Máquinas Eletrônicas" atuais fazem uso destas comunicações digitais na recepção, processamento e transmissão de dados, as quais também podem ser armazenadas em arquivos digitais.


  • 31/10/2014, 14h00, Anfiteatro B
"Estimativas dos Momentos Estatísticos, Através da Série de Neumann, para o Problema de Flexão Estocástica de uma Viga de Euler-Bernoulli, Apoiada em
uma Fundação de Pasternack"
Prof. Dr. Claudio R. Ávila da Silva Jr. (UTFPR)

Resumo: Este artigo apresenta cotas inferior e superior para as estimativas dos momentos estatísticos de primeira e segunda ordem, do processo estocástico de deslocamento transversal de uma viga de Euler-Bernoulli apoiada em um fundação de Pasternak. A incerteza está presente nos parâmetros de rigidez da viga e da fundação. A modelagem da incerteza é feita através de processos estocásticos parametrizados. A simulação de Monte Carlo é utilizada para gerar o conjunto de
realizações e determinação das estimativas dos momentos estatísticos. A partir disso, as propriedades da série de Neumann são utilizadas para obter as cotas inferiores e superiores para as funções amostrais do processo estocásticos de deslocamento transversal da viga. A metodologia proposta mostrou-se eficiente, em relação a simulação de Monte Carlo, e teve seu desempenho avaliado ao ser aplicada em três problemas, cujos resultados são apresentados nesse trabalho.

Palavras-Chaves: Série de Neumann, simulação de Monte Carlo, cotas inferior e superior para realizações, viga de Euler-Bernoulli, fundação de Pasternak, estimativas dos momentos estatísticos.


  • 17/10/2014, 15h00, Anfiteatro B
"Parallel Computing and Numerical Optimization"
Prof. Dr.  Jonathan Eckstein (Rutgers University - EUA)




  • 10/10/2014, 14h00, Anfiteatro B
"CR Singularidades em Codimensao 2: Formas Normais"
Dr.  Valentin Burcea (Ph.D. Trinity College Dublin 2013, Pos Doc UFSC 2014)

Abstract:
Construímos   formas normais para   classes de subvariedades reais
$M\subset\mathbb{C}^{N+1}$ de codimensão 2
definidos perto da uma singularidade usando a decomposição Fischer.


  • 19/09/2014, 14h00, Anfiteatro B
"Optimization with Linear Complementarity Constraints"
Prof. Dr. Joaquim Judice - Instituto de Telecomunicações - Portugal

Clique aqui para conferir o resumo

  • 30/07/2014, 14h00, CT03 
"On the square peg problem"
Prof. Dr. John McCleary (Vassar College - EUA)

Resumo: In 1911 Otto Toeplitz conjectured that on any Jordan curve (a closed curve in the plane homeomorphic to a circle) four points can be found that form a square. The problem is known affectionately as the square peg problem. It has been approached through many different means over the last century. I will give an introduction to the problem, prove some related results, and discuss recent joint work with Elizabeth Denne and Jason Cantarella that shows some of challenges the problem
poses.

  • 09/05/2014, 14h00, Anfiteatro B
"Uma caracterização do catenóide e do helicóide"
Prof. Dr. Armando Vasquez Corro - UFG

Resumo: Neste trabalho mostramos que uma superfície mínima, conexa,  cujas
linhas asintoticas tem a mesma curvatura geodésica
a menos de sinal é parte de um catenóide, como aplicação mostramos que uma
superfície mínima, conexa, cujas linhas de curvatura
tem a mesma curvatura geodésica a menos de sinal é parte de um helicóide.


  • 25/04/2014, 14h00, Anfiteatro B
"A Topologia do Espaço-Tempo"
Prof. Dr. Alexandre Trovon - DMAT - UFPR

Resumo: Em 1967 Zeeman introduziu uma nova toplogia no espaço-tempo da teoria da relatividade e mostrou que essa topologia possuía diversas vantagens físicas sobre a topoloia convencional. Dentre essas estavam a caracterização do grupo dos homeomorfismos como sendo o grupo conforme, e a caracterização da linha de universo de uma partícula livre por meio de funções contínuas nessa topologia. Nesse seminário mostraremos uma extensão das idéias de Zeeman para espaços semi-Riemannianos e descreveremos possiveis generalizações.


  • 11/04/2014, 14h00, Anfiteatro B
"Sobre a geometria de difeomorfismos de esferas"
Prof. Dr. Llohann Sperança - DMAT - UFPR

Resumo: É conhecido dês dos anos 50 que existem variedades que são homeomorfas, mas não difeomorfas a esferas. Apresentaremos a relação entre esse tipo de variedade e os difeomorfismos que o colam. Mostraremos algumas idéias de como relacionar a geometria dos dois objetos.



  • 04/04/2014, 14h00, Anfiteatro B
    "Reconhecimento de espaços de laços relativos"
    Prof. Dr. Eduardo Outeiral Correa Hoefel - PPGM
Resumo: Num trabalho clássico do final da década de 60, Jim Stasheff definiu
as estruturas algébricas que um espaço topológico deve necessariamente
possuir para ter o tipo de homotopia de um grupo topológico. Tais
espaços, chamados espaços A_infinito, são homotopicamente equivalentes
a espaços de laços. Uma pergunta natural é a de saber qual estrutura
algébrica deve um outro espaço possuir para admitir uma ação por um
espaço A_infinito. Nesta palestra provaremos que os espaços que
admitem ações A_infinito são homotopicamente equivalentes a espaços de
laços relativos. Este Teorema foi demonstrado num trabalho em conjunto
com Muriel Livernet e Jim Stasheff.