Cursos
Tópicos de Álgebra Linear
Público alvo: alunos de graduação que já tenham feito um primeiro curso de Álgebra Linear e desejam aprofundar e aplicar seus conhecimentos.
Ementa: Normas de vetores e Matrizes; Matrizes ortogonais; Refletores; Rotações; Matrizes de Hessenberg; Decomposição QR, Decomposição em valores singulares; Problemas de mínimos quadrados.
Bibliografia:
1. D. S. Watkins, Fundamentals of Matrix Computations, Wiley-Interscience, 2002.
2. G.W. Stewart, Introduction to Matrix Computation, Academic Press, 1973.
3. A. Bjorck, Numerical Methods for Least Squares Problems, SIAM, 1996.
4. G.H. Golub and C. Van Loan, Matrix Computation, John Hopkins University Press, 1996.
Professor: Elias Gudiño, UFPR.
Carga Horária: 30h.
Vagas: 90.
Período: de 9 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018.
Horário: terças, quartas e quintas, das 9h30 às 11h30.
Local: Sala de aula PA07 - Prédio do Setor de Ciências Exatas, Centro Politécnico.
Topologia Geral
Público alvo: estudantes de pós-graduação em Ciências Exatas (principalmente matemática e matemática aplicada) da UFPR ou de outras instituições; e candidatos ao curso de Mestrado e Doutorado em Matemática e Matemática Aplicada da UFPR.
Ementa: Topologia e espaços topológicos. Abertos e fechados, interior e de fecho. Bases e sub-bases. Subespaços. Funções contínuas e homeomorfismos. Topologias iniciais e espaços produtos, topologias finais e espaços quocientes. Conexidade. Compacidade. Métodos de compactificação. Axiomas de separação. Axiomas de enumerabilidade.
Bibliografia recomendada:
1. J. R. Munkres. Topology: A First Course. Prentice Hall.
2. G. F. Simmons. Introduction to Topology and Modern Analysis. McGraw-Hill, 1963.
3 E. L. Lima. Topologia Geral. Ao livro Técnico.
Professor: Geovanni Grapiglia
Carga Horária: 60h
Vagas: 60
Período: de 8 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h. E nas quartas-feiras, das 14h às 16h.
Local: Sala de aula PA08 - Prédio do Setor de Ciências Exatas
Matemática Escolar, Currículo e Cultura
Público alvo: Destinados aos professores da Educação Básica, alunos (graduação
e pós-graduação) e demais interessados nas teorias do currículo e no currículo da
Matemática escolar.
Objetivo: aproximar os discursos entre os estudos sobre a Matemática escolar, a cultura e as teorias do currículo; compreender sobre e como as práticas de significação interferem na organização e construção do currículo da Matemática da Educação Básica; e discutir em que medida o conhecimento matemático é usado na sociedade contemporânea e como se manifesta nas relações de poder.
Proposta: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática proposta, esta disciplina foi dividida em três minicursos: cada um de 15 horas de duração e todos individualmente certificados.
O participante que obtiver frequência e aproveitamento nos dos três minicursos terá direito a um certificado adicional de 45 horas de participação e aproveitamento na disciplina Matemática Escolar, Currículo e Cultura.
É fato que a participação nos três minicursos é mais enriquecedora do que participação em um ou dois destes minicursos, contudo, para aqueles que não puderem participar do curso integralmente, não haverá perda de qualidade nas discussões, pois cada minicurso será desenvolvido de maneira independe dos demais.
Neste sentido, o curso Matemática Escolar, Currículo e Cultura será constituído pelos seguintes minicursos:
- Minicurso 1: Um olhar para a Matemática Escolar;
- Minicurso 2: O Lugar da Educação Matemática; e
- Minicurso 3: O Currículo de Matemática em Perspectiva.
As inscrições para os três minicursos que compõe o curso de Matemática Escolar, Currículo e Cultura serão abertas no dia 9 de janeiro.
Programa completo em PDF: >> clique aqui <<
Professor: Elenilton Vieira Godoy
Carga Horária: 45h
Vagas: 30
Período: de 22 de janeiro a 09 de fevereiro de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.
Local: Sala de aula PA02 - Prédio do Setor de Ciências Exatas
